Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Brunfelsia rupestris Plowman VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 30-09-2014

Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Raquel

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago

Especialista(s): Massimo Bovini


Justificativa

Endêmica do estado de Minas Gerais, ocorre no Planalto de Diamantina (Stehmann et al., 2013; Agra & Stehmann, 2009) nos municípios de Diamantina, Trinta Reis, Brumadinho, Gouveia, Presidente Kubitschek e Datas (CNCFlora, 2013). Caracterizada como arbusto heliófilo de até 2 m de altura, a espécie é encontrada nos Campos Rupestres em altitudes elevadas (Agra & Stehmann, 2009), em mata ciliar, entre rochas de Inselbergs e Campos Limpos (CNCFlora, 2013). Apresenta EOO de 5.007 km², AOO de 52 km² e está sujeita a até 10 situações de ameaça considerando as localidades de ocorrência, incluindo um registro no Parque Estadual do Rio Preto (CNCFlora, 2013). Os frequentes incêndios na região representam uma ameaça para espécie (Lima, 2003), implicando declínio contínuo de EOO, AOO e de qualidade de hábitat. Contudo, a Unidade de Conservação tem atuado intensivamente na prevenção dos incêndios, dispondo de brigada equipada e treinada, o que tem reduzido a média histórica de área queimada e os números de focos em sua região (Lima, 2003). Considerando a especificidade de hábitat da espécie, recomendam-se investimentos no controle dos incêndios nas localidades externas aos limites da área protegida e em planos de ação para a conservação da espécie na natureza.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Brunfelsia rupestris Plowman;

Família: Solanaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Referências

- Agra, M.F. & Stehmann, J.R. 2009. Solanaceae. In: Giulietti, A.M.; Rapini, A.; Andrade, M.J.G.; Queiroz, L.P. & Silva, J.M.C.D.Plantas Raras do Brasil. Belo Horizonte: Conservação Internacional; Universidade Estadual de Feira de Santana, 496p.

- CNCFlora. 2013. Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <www.cncflora.jbrj.gov.,br>. Acesso em 21 agosto 2013.

- Lima, G. S. 2003. Criação, implantação e manejo de unidades de conservação no Brasil: Estudo de caso em Minas Gerais. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais. 76p.

- Stehmann, J.R.; Mentz, L.A.; Agra, M.F.; Vignoli-Silva, M.; Giacomin, L. 2013. Solanaceae In: Forzza, R.C. et al. (Orgs.) Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB4262>. Acesso em 21 agosto 2013

Como citar

CNCFlora. Brunfelsia rupestris in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Brunfelsia rupestris>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 10/03/2015 - 16:12:55